6 etapas para comprar casa

Este guia irá ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre como escolher a localização ideal de uma casa, salientando todos os aspetos legais inerentes à compra de uma habitação.


1. Escolher a zona

2. Procurar casa

3. Contrato

4. Alterar moradas

5. Mudança

6. Desfrutar da mudança


  1. Escolher a zona

  Acessibilidade

Uma zona com bons acessos pode facilitar bastante o seu dia-a-dia, por isso analise se existem boas acessibilidades ao local assim como transportes públicos, tendo em conta as deslocações que terá que fazer mais habitualmente (como ao trabalho, escola e ao supermercado) sem esquecer as horas de maior trânsito.

 

  Vizinhança e Segurança

Utilize o Zizabi para encontrar opiniões de moradores de um determinado local! Deve também deslocar-se a essa zona durante o dia e à noite de forma a observar os hábitos da vizinhança para que possa perceber se seria uma zona onde gostaria de viver.

 

  Proximidade com escolas, espaços verdes, serviços, comércio e lazer

Escolha uma zona que ofereça proximidade com escolas (se tiver ou pensar ter filhos), serviços (bancos, correios, farmácias, hospital e centro de saúde), locais de comércio (supermercados e centros comerciais), espaços verdes e locais de lazer para que possa ocupar-se nos tempos livres. Use o Zizabi para encontrar um local que ofereça todas as comodidades que procura.

 

  2. Procurar casa

  Qual o valor máximo de mensalidade que devo suportar?

Se estiver a pensar contrair crédito, antes de procurar casa deve calcular a sua taxa de esforço, isto é, o valor máximo da prestação mensal que pode suportar para que possa encontrar uma casa dentro desse limite de preço. O peso do crédito no seu orçamento mensal não deve ultrapassar os 30 a 45% do seu rendimento.

 

  Procure uma nova escola

Se tiver ou pensar ter filhos, a escolha de uma boa escola para os seus filhos exige que conheça antecipadamente as escolas da zona para perceber qual delas seria a mais adequada para os seus filhos. Aceda já ao Zizabi para conhecer as escolas com os melhores rankings do país por cada ciclo de escolaridade.

 

  Procurar casa

Faça uma pesquisa no Zizabi e encontre a casa ideal para si! Saiba mais sobre como encontrar uma casa a bom preço.

 

  3. Contrato

  Notificar proprietário

Se vai sair de uma casa arrendada deve notificar a sua saída ao senhorio com a antecedência prevista no contrato de arrendamento e pedir o reembolso da caução (caso seja aplicável).

 

  Verificar legalidade

Deve solicitar ao vendedor da casa uma cópia da escritura de aquisição do imóvel e uma cópia da certidão do Registo predial para comprovar o nome do proprietário e a sua legalidade. Na cópia do Registo Predial pode encontrar os encargos registados de um imóvel nomeadamente penhoras, hipotecas ou usufrutos. Deve ainda verificar se a casa não se encontra arrendada e se o IMI foi pago, assim como as respetivas despesas de condomínio. Se solicitar ajuda de uma imobiliária ou financiamento por parte de uma instituição bancária estas irão encarregar-se de verificar a situação do imóvel.

 

  Assinatura do contrato de promessa

Este documento tem como objetivo realizar um contrato entre ambas as partes onde o comprador e o vendedor se comprometem a celebrar o contrato definitivo para a compra da casa. Nesta fase o comprador faz o pagamento adiantado de um sinal em que caso depois venha a desistir da celebração do contrato perderá o direito ao mesmo, assim como no caso do vendedor desistir de vender o imóvel terá que dar o valor do sinal em dobro ao promitente comprador.

 

  Formalizar empréstimo

Depois de tomar a decisão da casa que quer comprar deve formalizar o seu pedido junto da entidade bancária para dar seguimento ao mesmo. Mediante a sua avaliação do imóvel e uma análise de toda a documentação, a instituição bancária comunica a sua decisão definitiva sobre o empréstimo e as respetivas condições de financiamento.

 

  Escritura

A escritura corresponde ao momento final de formalização do contrato, onde o comprador passa a ser o proprietário legal da casa. Esta escritura pode ser feita num Cartório Notarial (Serviço Casa Segura) ou numa Conservatória do Registo Predial (Serviço Casa Pronta). Nesta fase deve liquidar o IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões de Imóveis) e proceder ao pedido de isenção de pagamento (pode ser efetuado num prazo de 60 dias após a realização da escritura nas Finanças da área da casa).

 

  Registo de aquisição e de hipoteca

Esta escritura pode ser feita num Cartório Notarial (Serviço Casa Segura) ou numa Conservatória do Registo Predial (Serviço Casa Pronta).

 

  Imposto de Selo

Após a celebração da escritura deverá pagar o Imposto de Selo sobre o preço de transação do imóvel constante na escritura.

 

  Fazer novos contratos

Quantos aos contratos de água, luz, gás e de telecomunicações, pode optar por pedir a transferência dos mesmos ou fazer novos contratos (nesse caso deve cancelar os antigos). Deve tratar antecipadamente dos mesmos para assegurar que aquando da mudança irá ter todos estes serviços a funcionar na nova casa.

 

  Seguro multi-riscos

Quer proteger-se contra todos os riscos que a sua casa corre diariamente? Ao comprar uma casa deverá fazer um seguro multi-riscos para garantir que em caso de danos na sua habitação. Faça já uma simulação gratuita no Zizabi e conheça todas as vantagens em ter um seguro multi-riscos.

 

  4. Alterar moradas

  Alterar moradas oficiais

É uma tarefa necessária e que deve ser feita atempadamente antes da mudança, de forma a garantir que não perde correspondência importante. No Portal do Cidadão pode alterar a morada em diferentes entidades (Cartão do CidadãoFinançasIEFPCGAViaVerdeACP, etc). Deve ainda pedir a alteração da morada no seu banco, na Segurança Social e no Serviço Nacional de Saúde.

 

  Alterar moradas de serviços de fidelização

Se subscreve algum tipo de serviço de fidelização como revistas e cartões de supermercado garanta a alteração da morada para continuar a receber os mesmos.

 

  Reexpedição de correspondência para a nova morada

É aconselhável que no primeiro mês solicite a reexpedição de correspondência para a nova morada em qualquer loja CTT para garantir que durante um período de tempo recebe as cartas enviadas para a antiga morada.

 

  5. Mudança

  Mudar as fechaduras

Por questões de segurança deve mudar a fechadura antes de fazer a mudança.

 

  Mandar lavar a seco tapetes e cortinados

Se tiver tapetes ou cortinados que precise de lavar antes da mudança esta é uma boa altura para os levar a uma lavandaria. Desta forma só precisa de chegar ao novo lar para colocá-los limpos e frescos no seu devido lugar.

 

  Transporte

Nesta fase deve decidir a opção mais adequada para si sobre como irá transportar as suas coisas. Pode fazer a mudança com a ajuda de amigos/familiares, contactar uma pessoa com carrinha ou contactar empresas de mudanças. Caso não contrate uma empresa de mudanças deve começar por reunir o material para empacotar (caixas, fita adesiva, marcador para escrever o conteúdo de cada caixa, entre outros).

 

  Empacotar

Antes de começar a empacotar coloque de parte aquilo que irá precisar até ao último momento (roupa, lençóis, medicamentos, toalhas, etc) para evitar que empacote coisas essenciais do dia-a-dia. De seguida, comece por empacotar algumas caixas por dia e certifique-se de que no exterior esteja escrito o conteúdo de cada caixa. Faça ainda uma lista de todas as caixas que empacotou e aproveite para reciclar ou doar coisas que já não precisa.

 

  Desmontar mobília

Aproveite também para começar a desmontar a mobília que menos necessita para não deixar tudo para o final. E ao desmontar guarde porcas e parafusos em sacos de plástico, indentificando a qual peça de mobiliário pertence. 

 

  Desligar electrodomésticos

Desligue os electrodomésticos e prepare-os para transporte. Como se tratam de peças frágeis tenha em atenção a forma como os irá transportar para evitar avarias ou quedas.

 

  6. Desfrutar da mudança

  Decorar

Decore tudo a seu gosto! Tem aqui uma excelente oportunidade para começar uma decoração do zero. Veja estas dicas úteis sobre como decorar uma sala pequena ou como escolher o sofá ideal para si.

 

  Notificar amigos e familiares

Envie uma sms ou ligue aos seus amigos e familiares a avisar da sua mudança de residência.

 

  Celebrar

Agora só precisa de convidar os seus amigos e familiares para um grande jantar de inauguração (inspire-se nas dicas de decoração do Zizabi). Conheça também algumas dicas sobre como decorar um espaço de refeições para garantir um jantar inesquecível!

 

  Melhorias na casa

Pode adquirir mobiliário novo, peças decorativas originais e criativas ou até aplicar papel de parede. Torne a sua casa única e num espaço de conforto que revele a sua identidade.

 

  Garantia de 5 anos

O prazo de garantia para defeitos de construção de uma casa nova é de cinco anos, por isso se durante esse período encontrar algum problema pode reclamar junto das entidades competentes. Depois de detetado o defeito o comprador tem o prazo de um ano para o comunicar ao vendedor sem que ultrapasse os cinco anos de garantia. Esta comunicação deve ser feita por escrito através de carta registada com aviso de receção para ficar com uma prova da denúncia do defeito. Caso o vendedor não proceda à sua reparação, o proprietário lesado pode recorrer ao tribunal. 

Podemos ajudar?