Arrende a sua casa em 4 etapas

Neste guia irá encontrar algumas dicas essenciais sobre como arrendar mais rapidamente a sua casa, assim como ficará a conhecer os aspetos legais inerentes ao arrendamento de uma habitação.


1. Antes de anunciar

2. Anunciar casa

3. Contrato

4. Saída do inquilino


  1. Antes de anunciar

  Divulgação

Se tem uma casa para arrendar deve decidir se pretende ou não ajuda de uma agência imobiliária na divulgação da sua casa, dependendo da sua disponibilidade em termos de tempo para receber visitas e tratar de toda a documentação associada. Caso pretenda acelerar este processo, nós tratamos de tudo por si! Contacte-nos já para fazermos a promoção e divulgação da sua casa, para que possa encontrar um interessado o mais rapidamente possível.

 

  Certificação energética

Desde 1 de Dezembro de 2014 que o certificado energético passou a ser obrigatório nos anúncios de venda ou arrendamento, por isso certifique-se que a sua casa dispõe desse certificado. Se não possui um, pode pedir um orçamento gratuito no Zizabi.

 

  Definir o preço

Em primeiro lugar, deve fazer uma avaliação do preço da sua casa tendo em conta as suas caraterísticas. Pode fazer esta avaliação gratuitamente no simulador de preços do Zizabi para ficar a conhecer o preço justo da sua casa nessa zona. Para além disso, pode aceder à pesquisa de casas do Zizabi e procurar por casas semelhantes à sua, de forma a obter uma ideia do preço de uma casa semelhante à sua nessa zona.

 

  Organizar e arrumar

Antes de tirar fotografias à casa deve ter o cuidado de arrumar e organizar todas as divisões para causar a melhor impressão possível aos interessados. A decoração não deve evidenciar elementos de religião, política ou aspetos pessoais pois poderá influenciar a decisão dos interessados. Quanto mais cuidada estiver a apresentação da casa mais facilmente irá arrendar a mesma.

 

  Fotografias

Deve ter especial atenção às fotografias que irá colocar no seu anúncio, sendo aconselhável que as mesmas sejam tiradas durante o dia com luz natural. Pode optar também por contratar um serviço de fotografia profissional para garantir uma maior qualidade das fotografias e consequentemente conseguir um maior número de interessados. Confie nos nossos fotógrafos e peça já um orçamento económico para um serviço de fotografia profissional.

  Seguro de arrendamento

Quer proteger-se contra o incumprimento de pagamento por parte do inquilino? Faça já uma simulação gratuita no Zizabi e conheça todas as vantagens em ter um seguro de arrendamento.

 

  Conhecer melhor a zona

Deve garantir que conhece bem a zona onde está a casa, uma vez que durante as visitas pode ser questionado acerca de especificidades da zona, nomeadamente a nível de transportes, zonas de comércio, espaços verdes, entre outros aspetos (aceda já ao Zizabi para conhecer com mais detalhe as caraterísticas dessa zona). Isto irá permitir ainda que possa salientar estas mais-valias junto dos interessados e conseguir convencê-los de que a casa é a escolha perfeita para o que procuram.

 

  2. Anunciar casa

  Anunciar

Para vender a sua casa mais rapidamente poderá divulgar o seu anúncio em portais imobiliários, por isso comece já por inserir o seu anúncio no Zizabi para encontrar o novo inquilino. No anúncio deve esclarecer qual o valor do condomínio e referir se as despesas estão incluídas (água, electricidade, entre outras).

 

  Apoio Porta 65

O programa Porta 65 visa apoiar financeiramente o arrendamento de habitação por jovens com idade entre os 18 anos e os 30 anos, sendo que este apoio é concedido por períodos de 12 meses. Durante as visitas pode apresentar este apoio aos futuros inquilinos pois poderá convencê-los a arrendar mais rapidamente a casa.

 

  Receber visitas

Marque visitas sempre que possível durante o dia para conseguir usufruir ao máximo de luz natural pois dá a sensação de que as divisões são mais espaçosas. Se só tiver disponibilidade para agendar visitas a partir do final da tarde, deve assegurar que chega em primeiro lugar para poder ligar todas as luzes antes das visitas.

 

  Condições

Quando encontrar um interessado na formalização do contrato deve solicitar-lhe alguns recibos de vencimento ou o último IRS para poder analisar se tem a disponibilidade financeira necessária para liquidar as rendas. Pode também exigir fiador ou solicitar uma caução mais elevada se não possuir fiador. Para além disso poderá usar o simulador de seguro de arrendamento do Zizabi para assegurar a sua renda mesmo que o seu inquilino deixe de lhe pagar.

 

  Regras de utilização

Fale com o inquilino e explique as regras de utilização da casa (aceitação de animais, furos nas paredes, entre outros aspetos). Para além disso, aborde ainda as regras de condomínio para que o inquilino fique a conhecer todas as regras de utilização da casa e do espaço onde irá habitar.

 

  3. Contrato

  Caução

Para garantir que o inquilino está realmente interessado em arrendar a casa deve solicitar uma caução acordada e no momento em que a recebe deve passar um recibo que comprove o seu pagamento. A caução é portanto uma garantia para não sair lesado em situações de despesas inesperadas e reparação de danos causados pelo inquilino.

 

  Assinar contrato

Faça já o download de um modelo de contrato de arrendamento ou aceda ao e-arrendamento no Portal das Finanças. No caso de existir fiador, este deverá também assinar o contrato. Os recibos electrónicos estão disponíveis desde 1 de Maio de 2015 e podem ser emitidos através do Portal das Finanças. A obrigatoriedade de passar recibos electrónicos começa a 1 de Novembro de 2015 e o não cumprimento desta regra irá culminar na aplicação de coimas.

 

  Lista da mobília

Se a casa estiver mobilada, deve fazer uma lista da mobília com o inquilino sobre o estado em que a casa irá ser arrendada. Este documento deve estar anexado ao contrato de arrendamento.

 

  Entregar chaves e retirar anúncio

Depois de assinado o contrato, chegou o momento de entregar as chaves ao inquilino. Retire também todos os anúncios dos portais imobiliários para garantir que não recebe mais pedidos de contacto.

 

  Fazer novos contratos

As despesas de electricidade, gás e água são da responsabilidade do inquilino, por isso depois de o contrato estar assinado deverão proceder à alteração de titularidade destes serviços ou fazer novos contratos.

 

  Fornecer documentação Porta 65

Forneça ao inquilino o contrato, os recibos e a licença de habitabilidade (atribuída pela Câmara Municipal) caso este necessite de candidatar-se ao apoio Porta 65. Conheça já toda a documentação necessária para a candidatura ao Porta 65.

 

  4. Saída do inquilino

  Receber chaves

Deve solicitar ao inquilino todas as chaves que lhe concedeu no momento do contrato.

 

  Verificar estado da casa

Verifique se a casa se encontra nas mesmas condições em que foi arrendada e caso tenha mobília certifique-se que estão presentes todos os elementos listados na mesma.

 

  Aviso prévio

O inquilino deve notificá-lo da sua saída com a antecedência prevista no contrato de arrendamento.

 

  Atrasos no pagamento

No caso do arrendatário estar com pagamentos em atraso por mais de dois meses consecutivos ou por mais de oito dias durante quatro vezes seguidas ou interpoladas, num período de 12 meses, pode avançar com o requerimento junto do Balcão Nacional do Arrendamento. No entanto, antes de avançar com um requerimento, deve dar a oportunidade ao inquilino faltoso de pagar as rendas, as despesas ou encargos em atraso.

Podemos ajudar?