• Ajude o seu gato na mudança em 7 passos simples

    Publicado por Carolina Amaral2 anos
    Ajude o seu gato na mudança em 7 passos simples

    Se possui um gato, deve saber que eles são animais de rotinas, muito ligados ao seu dono, mas também ao seu espaço: a vossa casa, o seu território!

    Por isso, a mudança de casa é, normalmente, muito stressante para o seu bichano e, para não ter também de alterar as suas rotinas, devem ser tomadas algumas medidas simples que facilitem este processo:

    1. Enquanto está a arrumar as suas coisas, o gatinho deve ficar confinado a um espaço na casa (um quarto, a cozinha) com a sua caixa de areia, brinquedos e caminha.

    mudança gatos

    É muito importante que não se esqueça de lhe dar carinho e atenção durante esse tempo.

    2. Quando estiver a transportar os seus pertences para a nova casa, deve colocar o gato na caixa transportadora e transportá-lo em último lugar.

    3. Se tiver essa possibilidade, e depois de tudo no seu lugar, guarde um local na nova casa exclusivamente para o seu animal, onde coloca a sua comida, caminha e brinquedos (a caixa de areia não deve estar próxima da comida).

    Esse será o seu “porto seguro”, à medida que se vai adaptando ao resto da casa gradualmente.

    comportamento gato

    4. Coloque a transportadora nessa divisão e espere que o seu gato saia, não o obrigue.

    5. Dê-lhe festas e brinque com ele normalmente, tendo sempre atenção se se vai alimentando e bebendo água.

    6. Caso note que o seu bichano está assustado, volte a confiná-lo ao espaço que guardou para ele e mais tarde tente introduzi-lo novamente ao resto da casa.

    nervosismo gatos

    7. Tenha paciência e atenção. Durante os primeiros tempos (podem ser dias, semanas ou meses), o seu gatinho pode tentar fugir, de forma a regressar ao sua antiga casa.

    Contudo, vai ver que em breve o seu bichano reconhecerá este novo lar e não tardará a esparramar-se ao sol no sofá.

    animais gatos

    Depois de aprender algumas dicas sobre como poderá ajudar o seu gato numa mudança, faça já a sua pesquisa no Zizabi. Aqui encontrará milhares de casas e alguns indicadores de qualidade de vida que irão com certeza ajudá-lo a fazer a melhor escolha!

Podemos ajudar?