• Escolher o sofá ideal

    Publicado por Carolina Amaral2 anos
    Escolher o sofá ideal
    ​Fonte: Time

    O sofá é mais que uma peça de mobília, é um dos lugares mais importantes da sua casa. Sentados sozinhos ou acompanhados, ao domingo a ver TV ou a conviver em casa com os seus amigos, o nosso sofá faz-nos sentir em casa.

    Tipos de sofá

    Existe uma grande variedade de sofás que pode escolher, com diferentes cores, enchimentos e revestimentos que devem ser escolhidos de acordo com a durabilidade, usabilidade e decoração pretendida.

    Quanto à tipologia existem sofás de canto, sofá-cama, ergonómico, chaise-longue, modulares, chester, entre outros.

    Os mais comuns são:

    • Chaise-longue: ideais para relaxar as suas pernas depois de um dia de trabalho. Podem ainda ser complementares ao sofá que já tem em casa.

    chaise longue sofá

    • Sofás de canto: proporcionam um maior aproveitamento do espaço, permitindo sentar todos os amigos e familiares que o visitam.

    sofá confortável

    • Sofá-cama: um prático dois-em-um, um sofá para conviver com as suas visitas e uma cama para que elas possam descansar.

    Materiais e cores

    O ideal é adquirir um sofá com uma boa qualidade/ preço. Lembre-se que um bom sofá dura pelo menos 10 anos e, por isso, deve ser uma compra bem ponderada.

    • Estrutura: prefira uma base sólida, preferencialmente de madeira e que inclua pés.

    • Enchimento: a melhor opção é  espuma de alta resistência que incorpora penas ou espuma de poliuretano, para maior conforto, durabilidade e evitar a rápida deformação do sofá, assim como a acumulação de ácaros.

    crianças brincar sofá

    • Juntas e molas: evite os pregos, agrafos e colas e quanto às molas devem estar juntas e bem apertadas, de preferência com 5 ou 6 filas de mola por almofada. Se se sentar e ouvir um pequeno estalo, levante-se e escolha outro sofá!

    • Revestimento -  texturas e cores:

    Já sabemos que um sofá de pele tem maior longevidade, é mais fácil de limpar e óptimo para as alergias, mas o preço deste tipo de sofás é sempre o mais elevado. Por isso, uma boa alternativa pode ser a camurça, apesar de ser mais difícil de limpar. Um sofá de tecido fica sempre mais em conta, mas se optar por este material, tente optar por um com capas removíveis que possam ser lavadas e trocadas.

    Quanto à cor, o ideal será escolher uma cor neutra, que resista às modas e mudanças (de casa ou de humor), que poderá variar completando com almofadas e mantas coloridas.

    Por último, experimente!

    Perca os constrangimentos, tire os sapatos e use o sofá na loja como faria em casa.

    Leve o tempo que precisar e aproveite o conforto do seu novo sofá!

    ikea sofás

    Com estas dicas já podes escolher o sofá perfeito para relaxares na tua nova casa! Para isso basta acederes ao Zizabi e procurar pela casa que mais se adequa às tuas necessidades.

    Etiquetas:
Podemos ajudar?